Gestoras de Território

Os territórios participantes do Programa Melhoria da Educação do Itaú Social,  são acompanhados por analistas do Itaú Social e por Gestores de Território.

As analistas do IS acompanham e avaliam as tecnologias sociais que estão sendo implementadas para contribuir com a melhoria da educação pública brasileira, e as gestoras tem a função de realizar a gestão dos projetos nos municípios.

O Papel da Gestora de Território:

  • Articular e mediar as relações entre as secretarias e as organizações parceiras nos território para execução do projeto;
  • Representar o Itaú Social na relação com os gestores do municípios e com as organizações parceiras;
  • Trabalhar conjuntamente com a equipe Itaú Social e reportar à equipe interna do Itaú Social o andamento das ações sob sua gestão;
  • Executar a gestão do projeto, com foco no plano de trabalho pactuado com os municípios e territórios, e reporte ao Itaú Social, garantindo a realização das ações previstas;
  • Acompanhar o plano de desenvolvimento com o parceiro técnico e a equipe da Secretaria Municipal;
  • Garantir a realização das ações previstas no plano de desenvolvimento envolvendo os diferentes atores;
  • Coletar dados, identificar oportunidades de melhoria, acompanhar e analisar dados de indicadores do Programa relacionados a sua atuação;
  • Participar dos fóruns de acompanhamento, análise e tomada de decisão relacionados a sua atuação no Programa;
  • Articular demandas do Estudo de implementação com os fluxos e ações do Programa;
  • Participar de ações de integração, formação e compartilhamento de experiências com outros gestores de território;

 

Mensalmente as gestoras devem:

  • Analisar o relatório (instrumento de status) enviado por cada tecnologia educacional;
  • Verificar o status do projeto no Project informado pela organização parceira no dia 28 e validar até o dia 30 de cada mês;
  • Atualizar o cronograma do projeto no Project, quando necessário;
  • Atualizar o orçamento do projeto no Project, mediante ok da analista, quando necessário;
  • Preencher e enviar até o dia 30 de cada mês o Formulário de Acompanhamento de Território disponível no escritório virtual.

 

O que a faz:

  • Representa o Itaú Social no Território;
  • Faz a gestão nos territórios do Programa articulando secretarias e parceiros técnicos, de acordo com o Plano de Ação de cada município ou território sob sua responsabilidade e de acordo com os princípios do Programa Melhoria e em articulação com a equipe interna do Itaú Social;
  • Atua diretamente no grupo de municípios a ele designado, monitorando a execução dos Planos de Ação, através de relatórios à Coordenadora do Programa;
  • Acompanha o andamento das diferentes dimensões do Portfólio nos municípios, identificando avanços e dificuldades, através de relatórios aos Coordenadores de Tecnologia do Itaú Social .

O que não faz:

  • Não representa as Organizações Parceiras;
  • Não realizará as agendas das atividades para o parceiro nos municípios referente à formação (produção das atividades locais agendar salas, transporte, equipamentos, pessoal, etc);
  • Não analisa e dá feedback para o parceiro, dos elemento da tecnologia educacional que esta sendo implementada;
  • Não levanta os dados oficiais (IDEB, IBGE…) dos municípios para os parceiros.

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