MOB ESCUTA

 

Em junho de 2016 visitamos a Biblioteca Pública do Estado do Pernambuco para começar a implantar o Tô na Rede junto com o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Pernambuco e com o Sistema Municipal de Bibliotecas de Recife. Cinco meses depois, em 17 de novembro, realizamos o encontro MOB Escuta em Recife.

Realizamos um  encontro para escutar a demanda local e compartilhar experiências locais, nacionais e internacionais e pensarmos juntos na agenda para o Tô na Rede para 2017. Foi nesse momento que começamos a mobilizar, integrar, inspirar e agir de maneira a engajar a comunidade. Reunimos profissionais de bibliotecas públicas e comunitárias, ONGs, coletivos sociais e culturais e interessados no tema para conversar sobre o Tô na Rede e a sua chegada no Estado.

Em abril de 2017 o Tô na Rede chegou oficialmente a Pernambuco! As diretoras do Instituto de Políticas Relacionais, Daniela Greeb e Vanessa Labigalini, viajaram a Recife para o encontro de validação do programa no Estado. Contamos com a presença de Murilo Cavalcanti, Secretário de Segurança Pública da cidade, Lucia Roberta, da Secretaria de Educação de Pernambuco, Silvana Meireles, da Secretaria Estadual de Cultura. Além da Coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas, Teresa Cristina Marinho, de representantes da Ebrasil, do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e de diversas bibliotecas da região. Falamos um pouco sobre o trabalho que estamos fazendo desde o ano passado e já começar a aquecer pro encontro Mobiliza Recife e Pernambuco – Empreendedorismo Social e Cultural, que aconteceu no dia 23 de maio. Veja como foi nossa articulação:

Empreendedorismo Cultural e Social

Em 23 de maio de 2017  foi dia de festa no Compaz Ariano Suassuna, em Recife: realizamos o encontro MOB Pernambuco – Empreendedorismo Cultural e Social. A proposta, além de celebrar a chegada do Tô na Rede no Estado, era engajar o maior número de pessoas, fortalecer a cidadania cultural através das bibliotecas públicas e melhorar sua relação com a comunidade. Reunimos e mobilizamos jovens, bibliotecários, mediadores de leitura, professores e interessados no tema para, juntos, construirmos a biblioteca dos sonhos: a que atende cada vez mais suas necessidades de informação e transforma as vidas das pessoas em seu entorno. Foi um dia de palestras, debates e trocas de experiências com gente que tem feito a diferença no Brasil e fora em prol do bem comum. Também abordamos a temática da Agenda 2030 da ONU e falamos sobre o papel das bibliotecas em seu cumprimento.

Além disso, contamos com a presença de profissionais de bibliotecas, youtubers, escritores e músicos para falar um pouco mais sobre seu dia-a-dia e mostrar sua arte. Entre os convidados da manhã estavam a mediadora, Bel Santos, o cineasta, Fabiano Maciel, a presidente da FEBAB, Adriana Ferrari, a coordenadora da ONG Mais Diferenças, a diretora da Caravan Studios (EUA), Marnie Webb, o especialista colombiano em cultura e segurança, Jorge Melguizo, o Secretário de Segurança Urbana da Prefeitura do Recife, Murilo Cavalcanti.

Na parte da tarde recebemos a Cia. Fiandeiros de Teatro, a booktuber Tatiana Feltrin, a rapper Tássia Reis, a escritora Esmeralda Ortiz, a ialorixá e percussionista Mãe Beth de Oxum e a youtuber Bibi Tatto. Encerramos a festa com shows dos Batuqueiros do Silêncio, Nena Queiroga e Academia da Berlinda.

Veja como foi o MOB PERNAMBUCO:

As formações do Tô na Rede – PE aconteceram ao longo do segundo semestre de 2017. Na primeira semana de julho (06 e 07) as diretoras do Instituto de Políticas Relacionais, Daniela Greeb e Vanessa Labigalini, ministraram as aulas do primeiro módulo: Ética e Cidadania. Depois, 27 e 28 de julho, veio Reconhecimento de Talentos e ministrado por Erica Faria. No final de agosto, a turma aprendeu sobre Advocacy (defesa) para bibliotecas, com Adriana Ferrari. Ao todo, são seis blocos de formação.

Em setembro, Veridiana Negrini e Martha Lemos fizeram o trabalho de Mapeamento Local. O maior bloco, cinco dias. No mês seguinte, o tema foi TIC: leitura crítica do uso da comunicação, dado por Isis Lima Soares. E para finalizar, entre 28 a 30 de novembro foi feito o Plano Anual de Atividades e o sexto bloco de formação, sobre os usos práticos das Tecnologias da Informação e da Comunicação, dado por Felipe Lavignatti. A programação foi tão completa e a procura dos funcionários das bibliotecas pernambucanas tanta que aumentamos de 60 para 80 vagas!

O Encontro de Parceiros das Bibliotecas  foi realizado em 13 de dezembro de 2017. Foi um dia de festa! Encerramos a formação com 55 participantes de 12 municípios do Estado! E que venham as novas ações para 2018!

Acesse o conteúdo do curso e veja abaixo a galeria de fotos dos blocos de formação e do encontro:

Formação Tô na Rede - PE