O município de Arapiraca (AL) foi escolhido por ter se destacado no cenário nacional com a criação do Programa Bibliotecas Públicas de Bairro, denominado Arapiraquinhas. “De Arapiraca para o mundo”, com essa frase tão promissora foi que começou o piloto do Tô na Rede em Arapiraca, realizado durante 12 meses, em 2014 e 2015. No total a formação foi realizada para 11 bibliotecas públicas integradas. Veja na nossa plataforma de mapeamento colaborativa as bibliotecas de Arapiraca e parceiros.

Para que isso acontecesse, o Instituto de Políticas Relacionais realizou parceiras com a Biblioteca Central Professor Pedro de França Reis, ligada à Secretaria de Cultura e Turismo, com as Indústrias do Conhecimento, mantidos pelo SESI, com as secretarias de educação e cultura, com ONGs locais, e com a Rede de bibliotecas públicas, as Arapiraquinhas.

Vídeo Campanha para divulgação das Bibliotecas Públicas como espaço de integração, comunicação e informação produzido pelos funcionários e jovens da comunidade no bloco de formação Educomunicação.

Participantes do município de Arapiraca (AL) encenado as bibliotecas por meio de metodologia participativa.

Atividades dos funcionários na Biblioteca Arapiraquinha no bloco de formação Reconhecimento de Talentos.

Ao longo de 2016, foi feita uma análise de indicadores das atividades do projeto piloto. A ideia era medir o impacto do projeto no cotidiano das bibliotecas, entender o que funcionou, o que precisaria ser melhorado e, principalmente, o que aprendemos uns com os outros. Com essa experiência notamos que o resultado mais significativo do TÔ NA REDE é a melhoria na maneira como a comunidade e a biblioteca se percebem e atendem às suas respectivas necessidades.

 

Resultados Quantitativos:

71 profissionais de bibliotecas treinados 

23 jovens treinados 

154 parcerias realizadas

11 Pontos de Informação e Comunicação – implantados como espaço Tô NA REDE

Resultados Qualitativos:

  • melhoraram a autoestima
  • mudaram sua visão sobre a biblioteca
  • usam tics nas atividades
  • usam metodologia participativa
  • plano anual de atividades com a comunidade
  • replicaram ainda no piloto em outras bibliotecas

Relatório Pesquisa de Avaliação e Impacto Tô na Rede