Ética e Cidadania
Neste curso, queremos enfatizar o processo de formação em grupo, vivenciado por meio de dramatizações da realidade de cada funcionário das bibliotecas participantes do Tô na Rede, tanto em aspectos profissionais quanto pessoais, e aferir como isto impactou o cotidiano dos gestores, suas relações entre o grupo e sua interação com os públicos. O psicodrama, uma das técnicas escolhidas para trabalhar com os grupos do Tô na Rede, não aborda conceitos de maneira convencional, como numa aula expositiva, mas acompanhando e desenvolvendo o conteúdo trazido pelos participantes ao longo das atividades propostas. Os conceitos que foram trabalhados – de ética e cidadania; de público e privado; de trabalho diferente de produção; de autoridade em seu sentido original de Algere, do latim; e de participação em rede –, possibilitam novos saltos em situação de confiança. Por meio da inversão de papeis, podemos compreender as diferenças e chegar a uma comum-unidade.
Desta maneira, o trabalho aconteceu num constante movimento de ação-reflexão, a fim de estimular a pesquisa, a compreensão e a intervenção espontânea e criativa nessas dinâmicas. Tal processo permite aos participantes que se desembaracem das tramas que dificultam as novas ações; e, mais especificamente, pode ampliar a percepção em nosso cotidiano – dos papeis que nos atribuem, das cenas que nos são negadas e dos jogos que não percebemos. Recriando o real, portanto, o grupo-sujeito acaba sendo o protagonista do método.
CONTEÚDO:
- Ética: valores de cada indivíduo e o grupo
- Cidadania: construindo o conceito de cidadania, de direitos e obrigações e discernir entre público e privado;
- Conhecimento do outro: desenvolver a consciência para a percepção de diferenças, semelhanças, respeito e tolerância, pertencentes ao mesmo grupo social;
- Nossa comunidade, nossos usuários;
- Conceito de participação e de rede.
ATIVIDADES:
- Grupos de discussão sobre ética e cidadania de textos e vídeos;
- Experiências temáticas de atitudes éticas e práticas cívicas na comunidade;
- Construção de um mural sobre ética e cidadania;
- Role Playing: inversão de papéis dos bibliotecários/profissionais de biblioteca e usuários/associados
PRODUTOS
- Árvore de objetivos e problemas
- Atividades da biblioteca
- Dicas para o serviço do cidadão/usuário
“O homem é visto por Moreno (criador do psicodrama) como um ser essencialmente social, um homem em relação. Co-criador do universo, uma centelha divina, agente de sua história e construtor de seu drama na convivência de seu átomo social. Concebe o homem (…) em sua dupla dimensão: individual e relacional. No nível individual, a espontaneidade é o núcleo antropológico. No nível relacional, cria um conceito de grupo–sujeito que se nutre da “tele-estrutura” (força inter-relacional, cimento que mantém os grupos unidos). Esse homem, simultaneamente individual e grupal, atua por meio do “eu tangível”, ou seja, do papel. A personalidade manifesta-se na conduta por intermédio dos papeis que definem o homem. Com base na observação do desempenho de papeis dos atores espontâneos em situação, Moreno preconiza o treinamento da espontaneidade”. (MARRA, 2004, p. 40)
Course Features
- Leituras 4
- Quizzes 0
- Duração 50 horas
- Nível de habilidade Todos os níveis
- Idioma Inglês
- Alunos 0
- Certificado Não
- Avaliações Sim
-
ana sestrem
Parabéns
???