O Tô na Rede trabalhou em São Paulo – onde fica a sede do Instituto de Políticas Relacionais – com duas bibliotecas públicas no bairro do Campo Limpo, na Zona Sul da cidade: Biblioteca Helena Silveira e Biblioteca Marcos Rey. O projeto piloto foi estabelecido através de parcerias com o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo e o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas do Município de São Paulo.

 

As formações aconteceram no Campo Limpo entre 2014 e 2015. No Tô na Rede, os blocos de formação são sempre os mesmos, mas se adaptam conforme a demanda de cada grupo ou região. Talvez o de maior destaque na experiência de São Paulo tenha sido o de Educomunicação, ministrado na época por Isis de Palma e Lia Capovilla. Esse bloco fornece aos participantes, ferramentas para, não só pensarem criticamente a mídia e a comunicação, mas também construírem sua própria narrativa. Confira o vídeo que resultou desse encontro com falas da comunidade local e dos poetas Binho e Pow Litera-Rua.

Ao longo de 2016, foi feita uma análise de indicadores das atividades do projeto piloto. A ideia era medir o impacto do projeto no cotidiano das bibliotecas, entender o que funcionou, o que precisaria ser melhorado e, principalmente, o que aprendemos uns com os outros. Com essa experiência notamos que o resultado mais significativo do TÔ NA REDE é a melhoria na maneira como a comunidade e a biblioteca se percebem e atendem às suas respectivas necessidades.

Resultados Quantitativos:

24 profissionais de bibliotecas treinados

06 jovens treinados 

54 parcerias realizadas

1 Ponto de Informação e Comunicação – implantados como espaço Tô NA REDE

Resultados Qualitativos:

  • melhoraram a autoestima
  • mudaram sua visão sobre a biblioteca
  • usam tics nas atividades
  • usam metodologia participativa
  • plano anual de atividades com a comunidade
  • replicaram ainda no piloto em outras bibliotecas

Relatório Pesquisa de Avaliação e Impacto Tô na Rede

Avaliação de Impacto projeto piloto

Estamos em pré-produção nos seguintes municípios do interior de São Paulo: