newest oldest most voted
Notify of
Wagner Expresso Sul
Member
Wagner Expresso Sul

Sim com certeza, pois em cada cultura encontramos os mais diversos conhecimentos e características que são essenciais para a população local, criadas pelas necessidades e pela topografia que ocupam, criando sua própria cultura que atravessam gerações e que são fundamentais para a comunidade local.

maria wessileide oliveira sousa
Member
maria wessileide oliveira sousa

Impactante esse vídeo mas necessário de ser visto. Não quero ninguém para trás!

Loubier Uberlandia
Member
Loubier Uberlandia

A SUGESTAO DE VERMOS EM CONJUNTO É VALIDA ATE MESMO PARA REUNIRMOS COM OUTROS COLEGAS E A PROPRIA FAMILIA.

Seomara Litoral Norte SC
Member
Seomara Litoral Norte SC

Adorei o texto do Rubens Alves. Ensinamento para a vida toda. ??????
Vou levar para a próxima reunião do comitê.
Muito obrigada ❤️?

Veridiana IPR
Admin
Veridiana IPR

Olá! Sabemos que todos vocês tem boas histórias e exemplos de boas ações voluntárias para compartilharem, deixem registrado aqui, uma ação que você gostou, um exemplo de boa prática que você gostaria de compartilhar com os outros Comitês.

Joferson CT
Member
Joferson CT

RECOMENDO A TODOS QUE FAÇAM ESTE CURSO TEM MUITAS FERRAMENTAS ÓTIMAS!

jessica Diniz Maciel da Silva
Member
jessica Diniz Maciel da Silva

Muito bom o curso. Detalhes importantíssimos que agregam um planejamento mais sucinto nas nossas ações

Mapeamento Afetivo

O Mapeamento Afetivo configura um outro olhar para a cidade.

É o mapeamento das relações que criamos e conectamos com o nosso entorno. Ao contrário da cartografia tradicional, que leva em conta os espaços físicos e geográficos, a cartografia afetiva mapeia nossas emoções e sentimentos em relação à um determinado local.

O mapeamento de um território também pode estar atrelado às nossas memórias.  Mapas e memórias andam de mãos dadas: São os mapas dos nossos afetos, de um território que conseguimos construir e traçar através das nossas lembranças.

O desafio é enxergar a região como um personagem, como fonte cultural, historiográfica, como paisagem, como símbolo, como uma montagem. Que mapa é este?

Mapear os lugares e trajetos que tenham relevância em sua vida, pois as vidas feitas sobre as cidades são os verdadeiros preenchimentos dos mapas. Ao invés de enxergar a estrutura, a dinâmica viária, se trata de descobrir quem são as pessoas, quais são as histórias e potências daquele espaço.

Mapas: A seguir veremos algumas imagens de diversos mapas construídos a partir das lembranças e da memória afetiva.  Vejam:

 

Afinal,  uma cidade sem gente não serve para nada, não é mesmo?  É um lugar sem afeto. E é o afeto, junto com as relações, que vão sustentar as mudanças que queremos para um lugar.

Atividade:

Após a visualização da apresentação acima, reúna-se com o seu Comitê, de preferência, com o maior número de integrantes possíveis, mas se conseguir somente uma dupla, vá em frente, o que importa é vocês começarem.  E juntos, elaborem um mapa comunitário do território em que atuam,  numa folha de papel ou no computador, onde for melhor pra vocês.

Se você não conseguir se reunir com o seu Comitê, não desista! Você pode fazer um mapa individual.

Nesta base cartográfica (mapa) vocês devem reconhecer e localizar os pontos de referência que se desejam mapear, como:

  • Qual é o local que eu mais gosto no meu território?
  • Qual é o local que eu menos gosto no meu território?
  • Onde está o local onde eu trabalho?
  • Qual o local que o Comitê costuma se reunir?
  • Quais locais que o Comitê já atuou neste ano? (escolas, organizações, etc.)
  • Tem alguma organização ou local que o Comitê não conheça e que queira conhecer?

Compartilhe seu mapa nos comentários abaixo :)

Material de Apoio:

Conheça o projeto Mapas Afetivos,  é um projeto do Liquid Media Laab , uma narrativa transmídia que conta histórias de pessoas a partir dos lugares. O site traz depoimentos de cidadãos comuns, famosos ou não, e seus lugares preferidos em São Paulo e de outras cidades do Brasil e do mundo. Lembrem-se da sua história, da sua cidade, do seu bairro, em que você vive ou viveu e te traz lembranças e afetos. Se você quiser pode Contar a sua História! Vamos adorar saber !

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of