-
-
Leitura1.1
-
Leitura1.2
-
Leitura1.3
-
Leitura1.4
-
Leitura1.5
-
Leitura1.6
-
Leitura1.7
-
Leitura1.8
-
Leitura1.9
-
Leitura1.10
-
Leitura1.11
-
Leitura1.12
-
Leitura1.13
-
Escutatória
Agora convidamos você para ler e ouvir o texto “Escutatória”, de Rubem Alves.
Para isso tente estar em um lugar calmo e silencioso.
Legal, né?
Esse texto do Rubem Alves faz parte do livro de crônicas “O amor que acende a lua”. Se você gostou do texto Escutatória , pode baixar e enviar para outros membros do Comitê ou ler em uma próxima reunião, que tal?
Para realizarmos uma ação voluntária sugerimos que seja feita uma escuta no território que pretendemos atuar. Uma escuta atenta e ativa.
Mas o que é uma escuta ativa?
A escuta ativa é um dos pilares da comunicação generosa. A partir do momento em que uma pessoa se dispõe a conversar com a outra, ela deve prestar atenção ao que está sendo dito e se interessa genuinamente pelo assunto. Na escuta ativa é importante ouvir sem julgar os outros, afinal cada um de nós tem sua cultura, e vive em uma realidade diferente, o que resulta em pensamentos e comportamentos diferentes. Por isso, dizemos que a escuta ativa também é compassiva, é ter compaixão e entender que ali, na sua frente, há um ser humano que pode pensar diferente de você, mas que quer compartilhar uma mensagem. De alguma forma, ele pensa que você pode ajudá-lo. Por isso, o escolheu para ouvir uma história.
Atividade:
Para começar, escolhemos uma ilustração abaixo como referência para o nosso exercício. Olhe para ela detalhadamente e observe as diversas interpretações de um problema e soluções apontadas. Olhe para cada proposta isoladamente e reflita o que o desenho quer demonstrar e que reflexão te traz.
A diferença entre o que o financiador, o coordenador de análise, o relatórios, urbanistas e o técnico apontam como solução e o que a comunidade queria. Agora, veja abaixo, detalhadamente e com atenção, o que a comunidade havia recomendado como ideia para ser concretizado como projeto. Compare as diferenças e a distância entre o desejo e a recomendação entre eles, e os olhares e a entrega no foco de cada ator envolvido. Esta é a importância de escutar o território onde vamos atuar! :)
Muitas vezes a comunidade quer um simples balanço de pneu na árvore e pela falta de escuta, se constrói ou realiza ações mirabolantes que muitas vezes não são funcionais, encarecem o projeto e a comunidade nem precisa. Nosso olhar de fora observou e encontrou o que era importante, só não ouviu a demanda local.
Antes de fazer a visita no território é importante definir a área que será mapeada para ter uma melhor escuta, saber qual a comunidade e se preparar!
Agora você pode procurar a aula sobre Visita no Território para saber o passo a passo! :)
Deixe um comentário