Reconhecimento de Talentos
CONTEÚDO:
Este curso é voltado à descoberta e ao conhecimento de talentos – nem sempre evidentes – em si e nos outros e, também, como estas habilidades podem ser aplicadas em seu desempenho profissional.
As atividades tem, primeiramente, o objetivo de colocar os participantes em contato com as suas individualidades e qualidades singulares para, num segundo momento, expandi-las em discussões sobre seu aproveitamento. Para tanto, os conteúdos ministrados buscaram compor um contexto de reflexão sobre as práticas cotidianas no ambiente de trabalho nas bibliotecas públicas, buscando modos de resgatar e valorizar aquelas qualidades individuais de seus funcionários.
Outras técnicas de processos de relaxamento, de liberação e descoberta do corpo é muito importante. A dimensão corporal, nestes processos participativos, abre possibilidades de interação mais intensa consigo mesmo e com o outro. A prática de relaxamento, de yoga, da dança e outras expressões corporais é bastante positiva; mesmo os mais tímidos, ou mais “duros de corpo” se lançam à movimentação, conseguindo quebrar algumas barreiras e ampliar as interações humanas, e criando um contexto de solidariedade e respeito pelo outro.
Esse momento de olharem para si como portadores de talentos fez com que trouxessem à tona a vontade de compartilhar e de se conhecerem melhor e de trabalhar com suas trajetórias de vida.
As dinâmicas que envolvem temáticas e técnicas relacionadas à história oral, à expressão corporal e aos meios de representação artística, cultural e científica, precisam ser valorizadas. Tal valorização deve se dar não só no trabalho com o corpo como método de relaxamento, mas também em outros processos de subjetivação – seja por meio da abordagem corporal ou por outros meios de expressão –, para discutir assuntos delicados, como as questões relacionadas à autoestima, que requerem um olhar mais cuidadoso.
Desta forma, reconhecer as competências individuais e as aptidões de cada um permite aos participantes dos grupos compreender os talentos de uma forma agregadora para o desempenho de atividades, dentro e fora das bibliotecas. Reconhecer os talentos individuais nos abre uma ampla possibilidade de desenvolver autonomia e criatividade na vida profissional.
ATIVIDADES:
Discussão do tema através de sua história;
Sensibilização
Apresentação dos Talentos presentes.
PRODUTO
Árvore de Talentos dos profissionais da biblioteca
Lista quais os serviços que a Biblioteca já oferece e quais quer oferecer
O retorno das atividades nos mostra o aumento da autoestima do profissional de biblioteca, que, quando reconhecido e valorizado por si mesmo e pelo grupo, pode melhorar a qualidade do atendimento aos usuários. O mapeamento de talentos individuais de cada participante – sobretudo, os talentos que envolvem os fazeres artesanais e outras produções simbólicas – revela saberes importantes para ampliar o universo de ações no trabalho diário das bibliotecas públicas. É um movimento de captar qualidades subjetivas, para devolvê-las como perspectivas de ação.
A construção da apresentação dos talentos mobilizou o grupo e articulou dimensões subjetivas, exigindo maior tempo de discussão e revelando um panorama psicossocial dos participantes que transcendeu os objetivos iniciais da atividade – mapear talentos e qualidades individuais de cada um.
Por meio da autoexpressão, em suas diversas formas – seja pela escrita ou por imagens visuais, seja por canções e poesia –, pode-se ampliar a compreensão dos campos de força que operam em um contexto de trabalhos de formação, de mediação e facilitação em grupos.
Com a expressão corporal, os participantes puderam perceber e, em certa medida, diminuir suas ansiedades, liberar suas tensões, falar de si mesmos por meio do corpo. Pela dança, trabalharam diversos conteúdos, utilizando o ritmo, a ordenação, a consciência corporal, além de cantar, entre outros processos que são desencadeados pelo movimento e pela expressão, e alcançam formas lúdicas. extraído do Livro Tô na Rede.
Course Features
- Lectures 1
- Quizzes 0
- Duration 10 horas
- Skill level Iniciante
- Language Português
- Students 0
- Certificate No
- Assessments Yes
-
Planejamento
Deixe um comentário