Advocacy: Identificar, adotar e promover uma causa.

Bibliotecas como instrumento de humanização e sua relação com a Agenda 2030.

Advocacy: do que estamos falando?

Advocacy  não tem uma tradução exata para o português.

É definido pelo tripé: identificar, adotar e promover uma causa.

As pessoas que advogam pela biblioteca acreditam na importância do acesso livre e equitativo à informação e em uma sociedade democrática.

Estas pessoas acreditam que bibliotecas e bibliotecários são vitais para o futuro de uma nação letrada e informada (American Library Association)

Por que as bibliotecas devem fazer campanhas de advocacy?

Bibliotecas são mais que  espaços para guarda de livros

Bibliotecas precisam ser “apresentadas”  para a comunidade

Bibliotecas são um direito de todos os cidadãos!

 

Do que estamos falando?

“A Biblioteca Pública é uma instituição social formadora, cuja função central é garantir a toda a população o acesso à cultura escrita, acesso entendido como um direito do cidadão.

A Biblioteca Pública constituiu uma instituição com funções educativas, políticas, sociais e culturais.

As funções educativas estão relacionadas com a satisfação da necessidade que todos os seres humanos têm que contar com espaços e instrumentos para o aprendizado, o acesso à informação e a formação permanentes. Para saber, conhecer e informar-se.

As funções políticas são exercidas pela biblioteca com a finalidade de garantir a inclusão de todos os cidadãos na cultura escrita como impulsionadora de processos de reflexão, crítica e transformação da sociedade. A função política relaciona-se também com a liberdade de expressão: a de garantir a divulgação de materiais que devido à concentração da edição ou do controle hegemônico do pensamento, deixam de circular na sociedade.

As funções sociais são realizadas como instituição “dinamizadora das relações entre os sujeitos e fatos sociais” (Alvarez Zapata, 2013)

As funções culturais são relacionadas com a obrigação de garantir o acesso às diversas manifestações da cultura em sintonia com o propósito central do acesso à cultura escrita.  Garantir o acesso à cultura escrita implica não apenas disponibilizar materiais escritos e promover programas para seu uso, mas oferecer possibilidades de apropriação intelectual desses materiais.

É por isso que a função da biblioteca vai além de oferecer possibilidades de leitura e escrita a pessoas que já fazem parte dessa cultura, mas àquelas que por diversos motivos foram rechaçadas por ela.

CASTRILLÓN, Silvia. Bibliotecas públicas na Colômbia: acertos, frustrações e desafios. Notas de Biblioteca 9 – Diálogos. 2014.  p. 20.

Veja a apresentação na íntegra Advocacy

Fonte:

FEBAB – Federação de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições

Fundada há quase 60, trabalha em duas ações principais: o advocacy por mais e melhores bibliotecas e  no desenvolvimento dos profissionais que atuam nestes espaços.

É o braço brasileiro da International Federation of Library Association IFLA 

Veja também Manual Advocacy Bibliotecas Públicas ALA

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *