O Tô na Rede trabalhou em São Paulo – onde fica a sede do Instituto de Políticas Relacionais – com duas bibliotecas públicas no bairro do Campo Limpo, na Zona Sul da cidade: Biblioteca Helena Silveira e Biblioteca Marcos Rey. O projeto piloto foi estabelecido através de parcerias com o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo e o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas do Município de São Paulo.
As formações aconteceram no Campo Limpo entre 2014 e 2015. No Tô na Rede, os blocos de formação são sempre os mesmos, mas se adaptam conforme a demanda de cada grupo ou região. Talvez o de maior destaque na experiência de São Paulo tenha sido o de Educomunicação, ministrado na época por Isis de Palma e Lia Capovilla. Esse bloco fornece aos participantes, ferramentas para, não só pensarem criticamente a mídia e a comunicação, mas também construírem sua própria narrativa. Confira o vídeo que resultou desse encontro com falas da comunidade local e dos poetas Binho e Pow Litera-Rua.
Ao longo de 2016, foi feita uma análise de indicadores das atividades do projeto piloto. A ideia era medir o impacto do projeto no cotidiano das bibliotecas, entender o que funcionou, o que precisaria ser melhorado e, principalmente, o que aprendemos uns com os outros. Com essa experiência notamos que o resultado mais significativo do TÔ NA REDE é a melhoria na maneira como a comunidade e a biblioteca se percebem e atendem às suas respectivas necessidades.
Resultados Quantitativos:
24 profissionais de bibliotecas treinados
06 jovens treinados
54 parcerias realizadas
1 Ponto de Informação e Comunicação – implantados como espaço Tô NA REDE
Resultados Qualitativos:
- melhoraram a autoestima
- mudaram sua visão sobre a biblioteca
- usam tics nas atividades
- usam metodologia participativa
- plano anual de atividades com a comunidade
- replicaram ainda no piloto em outras bibliotecas
Estamos em pré-produção nos seguintes municípios do interior de São Paulo: