-
-
Leitura1.1
-
Leitura1.2
-
Leitura1.3
-
Leitura1.4
-
Leitura1.5
-
Leitura1.6
-
Leitura1.7
-
Leitura1.8
-
Leitura1.9
-
Leitura1.10
-
Leitura1.11
-
Leitura1.12
-
Leitura1.13
-
Construindo o Planejamento do Comitê Mobiliza Itaú
Um planejamento é elaborado para transformar uma ideia em realidade. Desenvolver este planejamento, portanto, é definir uma proposta de trabalho e traçar algumas linhas de ação em relação a algo que desejamos alcançar. O planejamento anual das ações voluntárias é uma formas de organizar ações voluntárias para transformar determinada realidade social, a intenção é que o planejamento melhore o cotidiano da sociedade em seu conjunto, ou pelo menos, os grupos sociais escolhidos para serem beneficiados com aquelas ações voluntárias planejadas ao longo do ano.
E, gostaríamos muito que cada ação voluntária do Comitê estivesse neste planejamento anual, para conseguirmos verificar como e quanto eles estão contribuindo para melhorar a vida das pessoas.
1. Elaboração do Planejamento anual: algumas perguntas chaves que nos ajudam a organizar as ideias, o nosso sonho:
O que queremos fazer? | Objetivo |
Para quê? | Justificativa |
Como? | Metodologia |
Onde? | Local da Implementação |
Quando? | Cronograma |
Quem vai fazer? | Equipe responsável |
Quem será beneficiário? | Público beneficiário |
Quanto custaria? | Orçamento |
2. Captação de Recursos
Após a identificação do que queremos fazer, é necessário viabiliza-lo, e para isto a captação de recursos é fundamental.
Lembrem que há diversos tipos de recursos e fontes, por exemplo: as parcerias locais que cedem algum apoio, voluntários(as) que prestam serviços gratuitos, doações, rifas, bingos, eventos para arrecadar dinheiro, prêmios, chamadas públicas de instituições, emendas parlamentares, entre outras possíveis fontes.
Lembrem também que o Comitê conta com o apoio da verba anual que o Itaú Social viabiliza para as ações voluntárias que estejam no planejamento dos Comitês.
3. Implementação e Monitoramento
A etapa seguinte após a elaboração do planejamento das ações e a captação dos recursos é sua implementação e o monitoramento das ações que estão sendo realizadas. Cada Comitê pode estabelecer seus critérios e padrões de monitoramento. O Itaú Social irá acompanhar vocês, através do Planejamento, cadastro, e do registro dos resultados das ações.
4. Comunicação e Divulgação
Lembre no planejamento do Comitê de prever ações de comunicação e divulgação das ações. O Comitê pode e deve divulgar as ações e seus resultados de diversas formas, como nas redes sociais, em grupos de mensagens, fazer faixas no local da ação, cartazes, entre outras formas que achar interessante.
Lembre-se que não se pode utilizar o logo do banco e nem do Itaú Social para divulgar as ações, e que para o uso de imagens de terceiros deve ser pedida a autorização do uso.
5. Avaliação
Há varias formas e métodos para de se fazer uma avaliação, e cada Comitê pode escolher a que achar melhor para avaliar a ação que implementou.
Dependendo da ação veja se é o caso de realizar avaliações com quem participou do projeto, seja a organização parceira, com o voluntariado, e os beneficiários, pois é interessante também os diferentes pontos de vista sobre a ação realizada com intuito de aprimorá-la.
Para o Itaú Social, é importante lembrar que no fim de cada ação voluntária, o Comitê deve informar os seus resultados! Além disso, em algumas ações específicas como na Ação Voluntária Global, responder e ajudar a difundir os formulários de avaliação para os participantes.
Atividade:
Faça uma reunião com o Comitê e preencha ou atualize o planejamento anual do Comitê! Os documentos estão disponíveis na pasta no google drive de cada Comitê :)
Bom Trabalho :)
O objetivo da formação à distância é de mobilizar e engajar os Comitês Mobiliza Itaú com as comunidades nos territórios, alinhadas às ações voluntárias conforme às demandas locais.
Sim com certeza, pois em cada cultura encontramos os mais diversos conhecimentos e características que são essenciais para a população local, criadas pelas necessidades e pela topografia que ocupam, criando sua própria cultura que atravessam gerações e que são fundamentais para a comunidade local.
Com certeza, Wagner. A cultura de cada grupo, comunidade, pessoa, é único e é isso que faz delas tão especiais.
Impactante esse vídeo mas necessário de ser visto. Não quero ninguém para trás!
Impactante, né? Não queremos!
A SUGESTAO DE VERMOS EM CONJUNTO É VALIDA ATE MESMO PARA REUNIRMOS COM OUTROS COLEGAS E A PROPRIA FAMILIA.
Com certeza, Loubier!
Adorei o texto do Rubens Alves. Ensinamento para a vida toda. ??????
Vou levar para a próxima reunião do comitê.
Muito obrigada ❤️?
Oi Seomara, que bom que gostou! E leve sim para a próxima reunião :)
Nós que agradecemos ❤️
Olá! Sabemos que todos vocês tem boas histórias e exemplos de boas ações voluntárias para compartilharem, deixem registrado aqui, uma ação que você gostou, um exemplo de boa prática que você gostaria de compartilhar com os outros Comitês.
RECOMENDO A TODOS QUE FAÇAM ESTE CURSO TEM MUITAS FERRAMENTAS ÓTIMAS!
Que bom que você gostou Joferson!
Muito bom o curso. Detalhes importantíssimos que agregam um planejamento mais sucinto nas nossas ações