-
Planejamento 1
-
Leitura1.1
-
Show de Talentos
O principal objetivo dessa atividade é reconhecer os diversos talentos* individuais, despertá-los, trazendo-os a tona e ao conhecimento do grupo para que posteriormente eles possam reconhecer esses talentos na própria comunidade, ou mesmo reconhecer nesses talentos atividades que possam ser implantadas nas bibliotecas.
- Fazer exercícios de aquecimento que tem como objetivo trazer uma atividade lúdica onde as pessoas possam relaxar, rir, se soltar e descontrair para o que virá pela frente – uma espécie de desconstrução das defesas racionais para que eles possam trabalhar a percepção de uma maneira mais ampla e menos defendida racionalmente. É importante para concentração, coordenação e raciocínio rápido.
- A estória de cada um: dividir em pequenos grupos – cada um vai contar sua estória de como veio parar ali na sua função específica do momento presente. O outro que escuta vai atribuir à estória uma palavra que defina o que aquela estória passou para ele – exemplos: superação, dedicação, amor, insistência, alegria etc…. escrevendo-a em um papel sulfite. Juntos vamos montar um grande painel com essas palavras e as pessoas num segundo momento vão se colocar frente as palavras que mais se identificam – assim teremos um mapeamento daquela característica que rege o grupo – mais superação, menos alegria etc….
- Exercício dos talentos: Esses mesmo grupos vão relatar aos seus amigos e vão escrever também no papel seus talentos fora das atividades que praticam – o que gostam de fazer ou o que fariam se não estivessem ali ou o que gostariam de fazer. E assim teremos um segundo painel de talentos. Construído o painel de talentos cada pessoa individualmente deve escolher um talento e juntar-se aos outros formando um grupo com um talento parecido com o seu. Cada grupo teve 30 minutos para realizar sua apresentação dos talentos.
Importante é identificar os talentos que os profissionais tem e podem utilizar no seu trabalho e possibilitar uma rede de talentos que possam ser compartilhados e solicitados para realização de atividades nas bibliotecas.
1. Antiga medida de peso dos gregos e romanos.
2. Antiga unidade de moeda greco-romana.
3. Habilidade natural para a realização de algo com destreza ou perfeição; dom: “[…] vira-o elogiado pela imprensa e aclamado como homem de vistas largas e grande talento financeiro; vira-o enfim em todas as suas prosperidades, e nunca lhe tivera inveja” (AA1).
4. Agudeza de espírito, inteligência brilhante: “– A senhora diz isso, retorquia modestamente o Vilaça, porque nunca ouviu o Bocage, como eu ouvi, no fim do século, em Lisboa. Aquilo sim! Que facilidade! E que versos! Tivemos lutas de uma e duas horas, no botequim do Nicola, a glosarmos, no meio de palmas e bravos. Imenso talento o do Bocage!” (MA3).
5. Aptidão inata para uma determinada área, em geral de natureza artística ou criativa; dom. “[…] na parentela originada de João Popó, tão vasta que não se podia contar e diferençada de tantas maneiras, havia, pelo que lhe constava do pouco que sabia dela, muita gente com talento musical” (JU).
6. Pessoa possuidora de talento raro em uma determinada atividade: É considerado um dos maiores talentos da política brasileira.
7. Pessoa possuidora de inteligência invulgar: Meu avô revelou-se um grande talento em todas as áreas em que atuou.
ETIMOLOGIA
lat talentum.
Deixe um comentário