-
-
Leitura1.1
-
Como as Bibliotecas contribuem para Agenda 2030 das ONU
Em setembro de 2015, os Estados membros das Nações Unidas adotaram o documento:“Transformar nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável”. A nova agenda de 2030 da ONU é um marco inclusivo, integrada por 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que englobam o desenvolvimento econômico, ambiental e social. Através do alcance dos objetivos dessa agenda nada será relegado. As bibliotecas são instituições fundamentais para se alcançar esses objetivos. O acesso público à informação permite que as pessoas tomem decisões conscientes que podem melhorar suas vidas. As comunidades que têm acesso à informação relevante e no tempo certo estão melhor posicionadas para erradicar a pobreza e a desigualdade, melhorar a agricultura, proporcionar educação de qualidade e promover a saúde, a cultura a pesquisa e a inovação.
O acesso à informação foi reconhecido no Objetivo 16 dos ODS: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, facilitar o acesso à justiça para todos e criar instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Objetivo 16.10 – Assegurar o acesso público à informação e proteger as liberdades fundamentais, em conformidade com a legislação nacional e os acordos internacionais.
Cultura (objetivo 11.4 – Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo) e Tecnologias de Informação e Comunicação (objetivos 5b – Aumentar o uso de tecnologias de base, em particular as tecnologias de informação e comunicação, para promover o empoderamento das mulheres, 9c – Aumentar significativamente o acesso às tecnologias de informação e comunicação e se empenhar para oferecer acesso universal e a preços acessíveis à internet nos países menos desenvolvidos, até 2020, 17.8 – Operacionalizar plenamente o Banco de Tecnologia e o mecanismo de capacitação em ciência, tecnologia e inovação para os países menos desenvolvidos até 2017, e aumentar o uso de tecnologias de capacitação, em particular das tecnologias de informação e comunicação) também estão incluídos nos ODS.
Metade da população mundial não tem acesso a informação em rede. Em nossa sociedade o conhecimento, as bibliotecas proveem acesso e oportunidades para todos.
E, alfabetização universal é reconhecida na visão da agenda de 2030 da ONU. Imaginamos um mundo com alfabetização universal. Agenda 2030 das Nações Unidas.
Em todo o mundo 320.000 bibliotecas públicas e mais de um milhão de bibliotecas parlamentares, nacionais, universitárias, de pesquisa, especializadas e escolares garantem que as informações e o conhecimento para utilizá-las estejam disponíveis para todos, convertendo-se em instituições fundamentais para a era digital. As bibliotecas oferecem infraestrutura para as tecnologias de informação (TICs) e ajudam as pessoas a desenvolver a capacidade de usar a informação de forma eficaz e preservá-la para garantir o acesso permanente às futuras gerações. Proporcionam uma rede confiável de instituições locais que podem chegar a todos os setores da população. Para isso a IFLA (The International Federation of Library Associations and Institutions ) desenvolveu uma cartilha com exemplos de ações que as bibliotecas estão realizando alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Você pode começar a identificar as ações na biblioteca que você trabalha, veja cartilha “Acesso e Oportunidade para Todos: Como as Bibliotecas contribuem para agenda 2030 das Nações Unidas.”
Deixe um comentário