Voltar para o mapa principal

Biblioteca Central Professor Pedro de França Reis

Arapiraca é um município localizado no estado brasileiro de Alagoas. Principal cidade do interior do estado, a cerca de 130 km da capital Maceió, conta com 229.329 habitantes (estimativa IBGE, 2014). Ficou conhecida, nos anos 70, como a “Capital do Fumo” por ser um dos maiores produtores de tabaco do país. O nome Arapiraca vem de uma árvore leguminosa-mimosácea, uma espécie de angico branco, comum no agreste e no sertão do nordeste do país. Segundo a tradição popular, a palavra Arapiraca tem origem indígena e significa: “ramo que arara (uma ave) visita”. Teria sido embaixo da arapiraca, localizada as margens do Riacho Seco, que Manoel André Correia dos Santos, Fundador da Cidade, descansou. A sombra daquela árvore fez com que Manoel André tivesse a ideia de construir uma cabana.

Depois de algum tempo, com a vinda de outras famílias, a árvore arapiraca ficou cercada por um povoado. O local começou a ser povoado na primeira metade do século XIX. Já em 1864, Manoel André construiu a capela de Santa Cruz e escolheu como padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho. Como distrito, Arapiraca esteve subordinada, sucessivamente, a Penedo, Porto Real do Colégio, São Brás e Limoeiro. Foi elevado à categoria de município em 30 de outubro de 1924, constituindo-se de territórios desmembrados de Palmeira dos Índios, Porto Real, São Brás, Traipu e Limoeiro. (ver abaixo notícias sobre a comemoração dos 90 anos de emancipação).

Desde os anos de 1980 a cidade experimenta um crescimento econômico com seu comércio (destaque para a tradicional feira livre) e serviços. Além disso, o setor industrial do município tem apresentado relativo crescimento nos últimos anos. Hoje é a cidade polo da Região Metropolitana do Agreste, criada pela Lei Estadual Complementar N. 27 de 2009, que tem outros 19 municípios e cerca de 600 mil habitantes. Sua localização geográfica privilegiada no centro geográfico do Estado de Alagoas interliga as demais regiões geoeconômicas do Estado e caracteriza-se como pólo de abastecimento agropecuário, comercial, industrial e de serviços. O município já dispõe de uma grande potencialidade para o turismo, apresenta uma gastronomia extremamente rica e diversificada, riquezas naturais aplaudidas e um povo hospitaleiro, além de manifestações culturais de todas as naturezas.

 

 

 

 

 

 

Links

Fechar

Vídeos

Fechar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mapa About