Voltar para o mapa principal

Casa da Farinha Encantada

Biblioteca Comunitária Casa de Farinha Encantada Historia e Cultura

Há poucos anos atrás Baixa da Onça era comunidade um simples Povoado localizado na zona rural de Arapiraca. Quase ninguém o conhecia. Nesse mesmo lugar o acesso a Educação era um pouco difícil existia apenas um a escola que funcionava até a 4ª serie do ensino primário .Mas com o tempo foi aumentando até chegar a se tornar escola de ensino primário completo.
No entanto crianças jovens e até mesmo os adultos desse Povoado precisavam de algo. Algo a mais. Algo que ao mesmo tempo tornasse Povoado Baixa da Onça. Mais conhecido e reconhecido pelo menos dentro do município de Arapiraca. Enxergando essa carência à professora Rozineide neta do fundador do Povoado Baixa da Onça teve a ideia e iniciativa de transforma uma Casa de Farinha a qual pertencia sua família em espaço cultural e recreativo.
Antigamente era uma casa de farinha onde gerava renda para as pessoas da comunidade. Anos atrás foi desativada por não ter matéria prima. Esse espaço foi doado pelo se senhor Ademar Serapião da Silva para que se trabalhasse com crianças jovens e adultas da comunidade. A partir daí surgiu novas idéias e esse espaça deu origem a uma Biblioteca Comunitária. Atualmente vem crescendo com doações de livros novos e usados. Alem dos alunos da comunidade outras pessoas de comunidades vizinhas vem em busca de conhecimento. Nesse mesmo espaço serve de momentos de estudo. Hoje a Biblioteca chamada Biblioteca Comunitária Casa de farinha Encantada ,devido seu o seu contexto histórico vivenciado pela mesmo .Sem falar que está cadastrada no ministério da cultural devido ao empenho da professora ,que acreditava na grandeza desse projeto .Existe espaço para construir um centro multidisciplinar.
Em nossa comunidade também são realizados diversos cursos trazidos por nós através da ONG com apoio do Senar e Prefeitura Municipal. São ministrados no espaço da Biblioteca Comunitária. Ainda fale ressaltar que conseguimos trazer através de um edital. Homenagem a machado de Assis pelo ministério da cultural,um ponto de leitura Outro importante passo foi o projeto Cine Mais Cultura ,Cinema na comunidade.O qual funciona gratuitamente aos sábados com ajuda do serviço voluntária de membros da ONG.

Links

Fechar

Vídeos

Fechar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mapa About