AGENDA – BELÉM – PARÁ

PROGRAMA DE ATIVIDADES 2014- 2015

 

CRONOGRAMA DE  ATIVIDADES 240 HORAS BELÉM*
BLOCO I – AUTOCONHECIMENTO, O OUTRO E A BIBLIOTECA 30 08/09 à 12/09/14
BLOCO II – TIC 12 20/10 à 21/10/14
BLOCO III – ÉTICA E CIDADANIA 18 22/10 à 24/10/14
BLOCO IV – RECONHECIMENTO DE TALENTOS 30 24/11à 26/11/14
BLOCO IV – RECONHECIMENTO DE TALENTOS 21/01 à 23/01/15
BLOCO V – REDESCOBRINDO O BRASIL E A COMUNIDADE – CONHECER PARA TRANSFORMAR 30 26 à 30/01/2015
BLOCO VI – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC 18 23/2 à 27/2/2015
BLOCO VII – EDUCOMUNICAÇÃO EM TIC 42 23/03 à 27/03/15
27/04 à 30/04/15
ENCONTRO COM PARCEIROS DA BIBLIOTECA PARA APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS E DAS PROPOSTAS DE SUSTENTABILIDADE. 24 mai/15 a combinar
EVENTO TEMÁTICO NA “NOVA”BIBLIOTECA PÚBLICA LOCAL – PLANO DE ATIVIDADES E ENTREGA CERTIFICADOS 24 jun/15 a combinar
LANÇAMENTO GUIA NO ENCONTRO NACIONAL DE COORDENADORES ESTADUAIS 12 jul/15 a combinar

* Algumas datas pode sofrer alteração no decorrer do projeto.

 

09/09/2014 – DIAGNÓSTICO LOCAL

CONTEÚDO
Considerando as diferenças de cada cidade e como os funcionários de cada biblioteca pública exercem suas atividades profissionais no cotidiano, procuramos quais os indicadores que estão gerando os conflitos e onde se situa o problema, para que seja encontrada a solução.
O diagnóstico propicia aos participantes a clareza da função/papéis desempenhados na sua atividade profissional, suas articulações e rearticulações em um processo que visa à construção de redes para que gere um fazer profissional com mais qualidade e produtividade para atender a comunidade.
Acreditamos que os participantes do projeto e o governo local quando participam do planejamento e da execução conjuntamente, a qualidade dos resultados são substancialmente analisadas como positivas e que todos os atores são organicamente incorporados ao processo.

ATIVIDADES
Apresentar o Programa Global de Bibliotecas e o projeto TÔ NA REDE;
Reunião com o coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, com o Governo local, Diretores das bibliotecas para consolidar o Termo de Adesão (Anexo I) com o projeto TÔ NA REDE e para a participação dos funcionários da biblioteca;
Visita técnica local em cada biblioteca pública para levantar informações sobre a cidade, o bairro, a biblioteca, os funcionários das bibliotecas e sobre os associados da biblioteca para o planejamento da logística local e das atividades;
Aplicação de questionário via web www.relacionais.org.br/tonarede em todos os funcionários das bibliotecas;
Levantamento de dados oficiais sobre economia, saúde, cultura, social, educação e ambiental;

PRODUTOS
Tabulação dos questionários;
Dados Censitários de cada cidade;

09/09/14 a 12/09/14 – BLOCO I – AUTOCONHECIMENTO, O OUTRO E A BIBLIOTECA.

CONTEÚDO
Biblioteca agora X biblioteca do futuro para o grupo;
Bibliotecários e/ou profissionais da informação? ;
Definição das ferramentas para monitorar e avaliar/avaliar – e atribuir quem é responsável por eles;

ATIVIDADES
O que é ser um bibliotecário para você? ;
Dramatização “Qual é o objetivo da biblioteca pública? e “Quem é o nosso usuário”?”;
Construção do “Termos de Compromisso” com o grupo;
Levantamento dos objetivos coletivos e problemas;
Ferramentas de investigação e pesquisa;

PRODUTOS
Contrato de Termo de Compromisso (Anexo 2);
Árvore de objetivos e problemas;
Atividades da Biblioteca
Ferramentas de Monitoramento

20  e 21/10/14 – BLOCO II – WORKSHOP – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC I

CONTEÚDO
É um treinamento de computação aplicada, que visa formar profissionais capazes de solucionar problemas que envolvem o uso de informações e tecnologias da comunicação (TIC) nas bibliotecas.
As soluções terão ênfase em sistemas de informação relacionados à educação e cultura.
Windows: como configurar, gerenciar usuários e personalizar sua área de trabalho;
Internet: questões de como conectar, provedores de acesso, como solucionar problemas de conexão, como fazer a internet busca, o Google Maps como usar esta ferramenta para descobrir onde você está e dar a volta;
Pacote Office conforme resultado das respostas dos questionários: Aprofundar o conteúdo dos 3 programas (Excel, Word e PowerPoint) e explicar sobre a execução dos programas: Outlook 2013, 2013 acesso, Lync 2013, 2013 do OneNote, projeto SharePoint 2013, editora 2013, 2013, 2013 Visio, Office 365;
Mídia Social: Skype;

ATIVIDADES
A partir das respostas do questionário aplicado aos participantes sobre as habilidades e conhecimentos a respeito de TICs, serão levantadas as necessidades do grupo e divididos por área de interesse;
Reuniões com a equipe de TI local, governo ou provedor de serviço. Entendimento do fluxo de informações e dados locais do uso da rede de computadores;
Treinamento intensivo para a equipe da biblioteca e aberto ao público;
Desenvolver a base teórica e prática, permitindo que a proposta de modelos de processos e resolução de problemas em ambientes econômicos, sociais e culturais, com o uso de recursos digitais seja replicada à distância e que cada participante possa multiplicar o conhecimento adquirido;

PRODUTO
Vídeo aula – Tutorial de aprendizado do programa acima mencionado. Que estará disponível nos computadores da biblioteca para o uso de todos os associados/usuários;
Bibliotecários treinados em TIC;

22/10/14 a 24/10/14 – BLOCO III – ÉTICA E CIDADANIA

CONTEÚDO
Ética: trabalhar a partir dos valores de cada um e do grupo;
Cidadania: Diferença entre o público e o privado;
Conhecimento do outro: sensibilização para percepção das diferenças, semelhanças, respeito e tolerância;
Nossa Comunidade, nossos usuários;
Conceito de Participação e Rede;
Grupos de discussão sobre ética e cidadania de textos e vídeos;
Experiências temáticas de atitudes éticas e práticas cívicas na Comunidade;
Construção de um mural sobre ética e cidadania;
Profissionais de biblioteca entrevistam os cidadãos: “O que é a biblioteca pública para você?”;
Role Playing: Bibliotecários e usuários;
Pesquisa e lista de conselhos, movimentos populares e redes de bibliotecas;

PRODUTOS
Opinião pública da Comunidade sobre a biblioteca;
Dez dicas para o serviço do cidadão/usuário;
Mapa da Rede;

24/11/14 a 26/11/14  e 21/01/15 a 23/01/15 – BLOCO IV – RECONHECIMENTO DE TALENTOS

CONTEÚDO
Reconhecer as competências individuais e aptidões de cada funcionário da equipe na biblioteca. Isto irá facilitar a pesquisa de talentos existentes entre os moradores do bairro. Reconhecer talentos é a possibilidade de criação de autonomia e criatividade na vida profissional.

ATIVIDADES
Discussão do tema através de sua história;
Procurar informações de acordo com as áreas (saúde, cultura, trabalho, etc.) na cidade, bairro e na comunidade;
Organizar informações on-line;
Identificar a rede de informação e comunicação;
TÔ NA REDE Implantado. Quais os Serviços? ;
Quais os Talentos presentes? ;

PRODUTO
Guia de serviços formais e informais. Georreferenciado;
Campanha para promover a biblioteca e serviços de biblioteca;
Árvore do conhecimento – painel construído a partir das discussões, as experiências e atividades produzidas em sala de aula com histórias significativas sobre cidadania para o grupo, identificando as semelhanças e diferenças entre cada participante do grupo;

26/01/15 a 30/01/2015 – BLOCO V – CONHECER PARA TRANSFORMAR

CONTEÚDO
Descrição do bairro, cidade, estado, país e do mundo;
Criar uma relação entre a situação geral e a realidade local;
Desenvolver um conhecimento mais abrangente da sociedade e movimentos sociais;
Compreende a importância histórica da Comunidade e dos movimentos sociais na luta de direitos sociais;

ATIVIDADES (intra e extra biblioteca)
Pesquisar a história da cidade. Pesquisa de história da biblioteca, através das pessoas que fizeram e fazem esta história. Pesquisar e organizar informações locais de saúde, educação, cultura, emprego, analfabetismo, inclusão digital, violência e outros;
Visitar e conhecer as instituições e organizações comunitárias que trabalham;
Mapeamento de recursos e equipamentos urbanos. (intra e extra classe)
Mapeamento do contexto da Comunidade e da comunicação (Associação de vizinhos, líderes locais, parceiros em geral);
Reunião com os parceiros relevantes da Comunidade para falar sobre qualquer assunto relacionado com o modo de viver na cidade (educação, justiça, bem-estar social, luta contra a violência);

PRODUTO
Fotografia das instituições da Comunidade;
“Ebook” – nosso bairro – uma lista de informações e serviços compilados pelo grupo de Plano de atividades realizado junto com a Comunidade/usuários e parceiros;

23/02/15 a 27/02/15 – BLOCO VI – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC 2

CONTEÚDO
O conteúdo deste treinamento será como registrar, como login e recuperar a sua senha e uma explicação sobre como usar a rede para postar seu perfil e conteúdo relevante, bem como criar redes e multiplicar o conteúdo. Pesquisa de conhecimento de cada pessoa em programas e necessidades de atendimento ao associado, treinamento aberto à comunidade e promover a integração das TIC nos serviços de biblioteca.

ATIVIDADES
Mapas Digitais: Uma introdução do uso de mapas desde os primeiro registros humanos até a invenção do GPS e a chegada a geolocalização ao alcance de qualquer um. Nesta oficina são apresentadas ferramentas de fácil uso para mapeamentos, além de mostrar opções de mapas já existentes que podem ser agregadas a um trabalho já realizado;
Ferramentas web: Como trabalhar sem nenhum software instalado em seu computador, a não ser um navegador de internet? Com as ferramentas existentes hoje na internet, é possível fazer quase qualquer produção multimídia. Nessa oficina são apresentados links com algumas opções do mercado para realizar seu trabalho e melhorar e monitorar seu desempenho;
Wordpress: A ferramenta mais popular de publicação na web também é a mais versátil – além de fácil uso. Veja nessa oficina como publicar e organizar imagens, vídeos, áudios e textos em uma plataforma que permite visualizações dinâmicas e elegantes;
Copyright: Quem detém o direito de algo na internet? Conteúdos são publicados e compartilhados a todo instante na web, porém, nem sempre de forma legal. Nesta oficina mostramos como utilizar conteúdo de livre uso além de formas de pesquisar e utilizar material proprietário sem risco de infração de direitos autorais;
Redes Sociais: Do orkut ao facebook. Do twitter ao instagram. Estamos já habituados em compartilhar nossa vida nos mais variados meios das mais variadas formas. Nesta oficina mostramos o funcionamento das principais redes sociais além de outras não tão conhecidas mas que podem ser úteis para determinados tipos de trabalho;
Aplicativos – App´s: A navegação pela internet mudou da mesa para sua mão. E muito disso se deve à popularização de alguns aplicativos. Nessa oficina mostramos quais são os mais indicados para o uso diário, podendo te auxiliar desde a organização pessoal até a simples diversão de um jogo;

PRODUTO
Formação TIC para o uso de usuários e bibliotecários e associados;
Google Maps para informações locais e informal;
Vídeo aula explicando como usar o Facebook, Twitter, Instagram, Flickr, Youtube e Skype. Uma versão local do vídeo em cada computador de biblioteca que pode ser acessado por qualquer pessoa;

BLOCO VII – EDUCOMUNICAÇÃO

CONTEÚDO
Para formar um grupo de educomunicadores, membros da Comunidade da juventude e equipe de funcionários de bibliotecas para cidadão usam de linguagens dos meios de comunicação: a informação a ser compartilhada no território das Comunidades; Redes de informação e comunicação; Direito à informação e informação de qualidade; Leitura crítica de notícias de jornal e televisão; Ética e estética na comunicação; Responsabilidade dos comunicadores; Ética do cuidado. O equipamento adquirido para cada biblioteca será usado nessas oficinas, e os participantes serão incentivados a utilizar seu próprio equipamento, tais como telefones celulares, filmadoras pequenas, tablets e qualquer outro dispositivo disponível.

ATIVIDADES
Introdução dos participantes, as expectativas, apresentação da proposta, os acordos alcançados;
O que é se comunicar como comunicar, a quem e para quê? ;
Comunicação responsável, mídia e informações compartilhadas;
Linguagens e gêneros para trabalhar a oficina de campanha: apresentação das línguas: fotos, vídeos, textos, cartazes, folhetos, panfletos, banners, manifestos, jornais, gibis revistas, blog; definir como e onde para disponibilizar sua produção, sites de redes sociais, YouTube, Facebook, Flickr de canal. Atualização do site da biblioteca e a criação de novos conteúdos;
Apresentação de imagens: fotos, vídeos / histórias / notícias;
Construção do argumento e roteiro;
Diálogos sobre a construção da proposta coletiva e exercícios de utilização do equipamento;
Construção do argumento e o roteiro e prática
Realização de vídeo documentação da proposta coletiva;

PRODUTO
Uma campanha para incentivar a utilização da biblioteca pública como um espaço de integração, comunicação e informação para mobilizar e envolver a comunidade nas atividades da biblioteca.

ENCONTRO PARCEIROS DA BIBLIOTECA
Funcionários da Biblioteca e Associados irão se reunir para dialogar sobre as propostas de sustentabilidade com parceiros para realização do Plano de Atividades para a Comunidade Local.

EVENTOS TEMÁTICOS NO TÔ NA REDE DE CADA BIBLIOTECA
O contéudo deste evento será organizado pela comunidade e pelos funcionários conforme temática local para o lançamento do Plano de Atividades que a biblioteca pública irá realizar.
Será realizada uma campanha de divulgação por meio de TICs conforme as atividades já realizadas no Bloco de Educomunicação. A data será combinada em comum acordo com o grupo e dada as possibilidades de horários da Biblioteca.

GUIA DE METODOLOGIA PARTICIPATIVA PARA REPLICAR EM BIBLIOTECAS PÚBLICAS BRASILEIRAS

CONTEÚDO
A avaliação será monitorar de forma contínua por meio de relatórios, entrevistas, pesquisa qualitativa e quantitativa os beneficiários do projeto. Haverá reuniões semanais da coordenação do projeto TÔ NA REDE destinadas a correção de rumo em relação aos objetivos do projeto proposto e revisão da colocação da biblioteca na Comunidade. Avaliação participativa (jovens e biblioteca pessoal) será realizada em todas as fases de legitimação dos dados. Para o desenvolvimento da metodologia participativa em bibliotecas públicas será realizado um sistema de indicadores objetivos e subjetivos para cada atividade executada. Os indicadores serão organizados e avaliados por diferentes critérios para criar um passo a passo na sistematização de uma metodologia participativa e criar um documento com recomendações para replicação em outras bibliotecas.

ATIVIDADES
Coletar dados coletados nas atividades. Como cada grupo utiliza informações, cria significado com isso, constrói conhecimentos e toma decisões. Os dados produzidos em cada atividade serão organizados e sistematizados para avaliação. Será desenvolvido um sistema de indicadores para avaliar:
Eficiência diz respeito a utilização adequada dos recursos (financeiros, materiais e humanos) em relação às atividades e resultados alcançados.
Eficácia observa as ações do projeto, se fosse possível atingir os resultados esperados para benefícios ou alterações geradas, e se eles podem ser incorporados permanentemente à população em causa.
Impacto diz respeito a alterações em outras áreas não diretamente trabalhadas no projeto (temas, aspectos, órgãos públicos, local, etc.) devido a seus resultados, demonstrando seu poder de influência e irradiação.

PRODUTO
Consolidação de relatórios e (youtube) de edição de vídeo;
Guia de metodologia participativa em PDF;
Campanha de Divulgação;

LANÇAMENTO: “TÔ NA REDEGuia de Metodologia Participativa para as Bibliotecas Públicas”
O lançamento será no Encontro Nacional de Bibliotecas Públicas pelos coordenadores estaduais e representantes locais com o apoio da rede de bibliotecários, do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, do Instituto de Políticas Relacionais, da Fundação Bill & Melinda Gates e possíveis parceiros.